Respostas Sociais

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão

Considera-se Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), o equipamento destinado a desenvolver atividades ocupacionais para pessoas com deficiência, visando a promoção da sua qualidade de vida, possibilitando um maior acesso à comunidade, aos seus recursos e atividades e que se constituam como um meio de capacitação para a inclusão, em função das respetivas necessidades, capacidades e nível de funcionalidade.

Destinatários
O CACI destina-se a pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a 18 anos, que não possam por si só, temporária ou permanentemente, dar continuidade ao seu percurso formativo ou exercer uma atividade profissional, ou ainda que se encontrem em Processo de Inclusão Socioprofissional, designadamente entre experiências laborais.

Áreas de Intervenção e Tipologia de Atividades
1) O CACI prossegue os seus objetivos nas seguintes áreas de intervenção:
• Desenvolvimento de competências relacionais, pessoais e sociais;
• Promoção do bem-estar, da qualidade de vida, da ocupação e da interação com o meio;
• Capacitação para a inclusão social e profissional.

2) O CACI presta, designadamente, os seguintes serviços:
• Alimentação e cuidados pessoais;
• Apoio terapêutico;
• Promoção e desenvolvimento do bem-estar físico, emocional, psíquico e social;
• Transporte (Protocolo de Cooperação entre o Município de Celorico de Basto e a ASSB);
• Apoio na capacitação dos cuidadores informais.

3) O CACI coopera e articula com outras entidades e serviços da comunidade, designadamente da área da educação, saúde, segurança social, emprego e formação profissional, promovendo igualmente iniciativas de trabalho de rede para a identificação e sensibilização das estruturas existentes na comunidade, designadas por entidades externas.

4) Tendo por referência as capacidades, funcionalidade, interesses e necessidades da pessoa com deficiência, as atividades devem ser planeadas e organizadas de forma individualizada, valorizando as suas escolhas, necessidades, interesses e vontades.

5) As atividades a desenvolver estão descritas na secção seguinte.

Atividades Ocupacionais

As atividades ocupacionais são desenvolvidas em contexto CACI ou em parceria com entidades da comunidade e visam garantir o conforto e bem-estar dos clientes, mantendo-os ativos e motivados na realização das suas atividades de vida diária, tendo em vista o desenvolvimento das suas potencialidades, da autonomia e do seu equilíbrio físico, emocional e relacional, proporcionando-lhes, sempre que possível, a transição para programas de inclusão socioprofissional.

A frequência da sala de informática tem como intuito a procura do conhecimento, desenvolvendo o hábito de investigação, do espírito crítico e procura de soluções, permitindo estabelecer relações com outras vivências. Desenvolver habilidade de criatividade e desenvolver autonomia na utilização das ferramentas da informática.
Algumas das atividades que se pretendem realizar são: explorar atividades lúdico pedagógicas no computador, integrar o uso da internet em contextos de projeto de trabalho e explorar diferentes aplicativos do Office (Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint, entre outros).

Nesta sala é desenvolvido o treino das habilidades da vida diária, de forma a minimizar as limitações existentes ao nível do cuidado pessoal e das atividades domésticas. Pretende-se promover o máximo de autonomia dos nossos clientes em atividades da vida diária instrumentais e proporcionar-lhes um maior número de oportunidades de participação em atividades de lazer. Torna-se necessário salientar, a existência de uma articulação entre os colaboradores, da sala em epígrafe, e os responsáveis/tutores legais dos clientes, de forma a verificar se existe continuidade do trabalho desenvolvido em contexto sala.
Algumas das atividades que se pretendem realizar são: autocuidados (escovar os dentes; pentear; vestir; despir; calçar; tomar banho; saber alimentar-se, beber água; ir à casa de banho; entre outros) e tarefas diárias: cozinhar “Espaço Guloso”; efetuar compras e selecionar produtos (nos supermercados e hipermercados locais do Município de Celorico de Basto); realizar a gestão de stocks; elaborar ementas; lavar a loiça; lavar a roupa, fazer a cama; varrer a casa; passar a roupa; entre outras.

As atividades realizadas no âmbito da sala arte nas mãos visam agrupar uma panóplia de técnicas manuais (tecelagem, costura e trabalhos manuais), com o intuito de abranger um vasto leque de interesses e necessidades dos clientes. Tal facto, permitir-lhes manterem-se ativos e interessados, favorecendo o seu equilíbrio e bem-estar físico, emocional, social, a praxia fina, a criatividade e a imaginação. Paralelamente, tem com propósito incutir aos clientes as noções necessárias para a confeção de diferentes artigos, desenvolver habilidades, e consequentemente confecionar trabalhos que gerem recursos financeiros, para auxiliar na autossustentabilidade e estimulá-los a desenvolver um bom relacionamento com a comunidade. Os artigos confecionados estarão disponíveis em determinados pontos de venda, para sua posterior aquisição.
As metas a alcançar na sala são: confecionar objetos e adereços decorativos e utilitários; efetuar pinturas e desenhos; elaborar caixas decorativas; realizar diferentes tipos de modelagem; fazer experiências de cores; decalcar figuras; realizar composições com recortes e dobragens; explorar diferentes técnicas para realizar cenários para uma coreografia, peça de teatro e sketch; estampar animais e plantas; construir instrumentos musicais; elaborar jogos cognitivos (ou mentais) de raciocínio lógico, elaborar tapetes e acessórios de moda; tecer com lã, rafia e corda; entre outras.

As atividades realizadas no âmbito do espaço verde/horta pedagógica pretendem promover a autonomia dos clientes em atividades da vida diária instrumentais e proporcionar-lhe um maior número de oportunidades de participação em atividades de lazer. Destina-se a clientes com competências para desempenhar tarefas com o mínimo de ajuda, e com capacidades de aprendizagem que lhes permitam adquirir e/ou desenvolver novas competências.
Algumas das atividades que se pretendem realizar são: compostagem; plantar/manutenção de plantas de interior e exterior (posteriormente utilizadas para a decoração do espaço físico do CACI) e prática da agricultura de subsistência, tendo como principais objetivos a produção de alimentos para o uso da Instituição e venda à comunidade local.

A atividade desportiva contribuí não só para o desenvolvimento físico, como também é uma mais valia na reabilitação e inclusão social do cliente, trabalhando de forma positiva na qualidade de vida do mesmo. Paralelamente, esta área é desenvolvida com o intuito de promover a coordenação motora, consciência corporal, lateralidade, orientação espacial, através de um programa de atividades e exercícios adequados aos interesses e necessidades dos clientes.
Algumas das atividades que se pretendem realizar são: realizar jogos tradicionais, jogos de orientação, caminhadas com variações de ritmo e alternância de apoios, jogos de passagem de bola, jogos onde se apliquem regras de segurança, percursos com obstáculos, estafetas com passagem de testemunho, jogos de equilíbrio, de flexibilidade e de tração, jogos de grupo (onde a cooperação se torna uma identidade), entre outras.

Atividades Terapêuticas

As atividades terapêuticas visam o desenvolvimento de intervenções de reabilitação psicossocial, através do estímulo e preservação das capacidades cognitivas, sensoriais e motoras, com o objetivo de ensinar e capacitar os clientes para o desenvolvimento das suas aptidões físicas, intelectuais e emocionais, necessárias à sua vida autónoma.

Esta terapia centra-se na intervenção individual e na intervenção em grupo. Na intervenção individual, foca-se na avaliação e na intervenção/ajuda a clientes, que têm que lidar com problemas psicológicos ou outras dificuldades, problemas de vida, promoção do autoconhecimento, ajudando-os a encontrar as suas próprias respostas, facilitando a autorreflexão e o desenvolvimento pessoal. Paralelamente, tem como propósito preparar os clientes para a sua possível integração em atividades socialmente úteis e/ou atividades de qualificação para a inclusão social e profissional, através do desenvolvimento de uma panóplia de atividades as quais visam: orientar comportamentos apropriados nas diversas situações sociais; estimular competências de interação social, necessárias para estabelecer e manter relações e vivenciar experiências que poderão ocorrer em contexto laboral, tendo em consideração as competências/expectativas apresentadas por cada cliente para o desenvolvimento de uma atividade profissional.
As intervenções em grupo, tem como objetivo promover competências sociais/pessoais, possibilitar o desenvolvimento psicossexual, partilhar vivências e proporcionar momentos de relaxamento físico/mental. Face às necessidades evidenciadas pela grande maioria dos cuidadores informais dos clientes do CACI, nomeadamente a falta de conhecimento do novo Estatuto do Cuidador Informal, e consequentemente a necessidade de partilhar vivências, de expressão emocional e de ajuda mútua, dando-lhes a conhecer outras pessoas na mesma condição, com quem podem conversar e trocar experiências.

Esta terapia centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, com a finalidade de promoção de saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e reabilitar clientes com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.

A terapia snoezelen proporciona conforto, através do uso de estímulos controlados, e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada com os efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação tátil e aromas. O ambiente multissensorial permite estimular os sentidos primários tais como: o toque, a visão, o som, o cheiro, sem sentir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais, mas sim às capacidades sensoriais dos clientes. Os grandes objetivos desta terapia são: promover o relaxamento, lazer e diversão; estimular os sentidos primários; promover a exploração, descoberta, escolha e a oportunidade de controlar o movimento; incentivar a motivação; motivar para a aprendizagem; facilitar a libertação de stress e estimular o surgir de emoções positivas, tais como o bem-estar, relaxamento, satisfação e alegria.

A musicoterapia é uma forma de tratar os clientes através da música. É uma técnica que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e arte, trazendo a prevenção e promoção de saúde para todos. Tem a finalidade de ajudar na interação social e expressão de sentimentos e emoções; trabalhar competências como a memória, atenção e perceção; permitir o desenvolvimento da fala, da linguagem e da comunicação; estimular os movimentos e postura corporal correta; controlar a impulsividade; reduzir a tensão e a ansiedade, entre outras.

A psicomotricidade é a terapia de mediação corporal que visa promover, ao cliente, a capacidade de agir consigo mesmo, com o outro e com os objetos e o mundo ao seu redor. Trabalha o movimento do corpo global: o desenvolvimento cognitivo (conceitos básicos, capacidades percetivo-motoras) o desenvolvimento psicomotor (domínio do movimento e desenvolvimento físico) e o desenvolvimento afetivo (autoconceito, relação jogo e de grupo).

Na equitação terapêutica, o cavalo é utilizado como meio terapêutico, em que os movimentos e os estímulos produzidos pelo animal atuam sobre o cliente de modo a produzir efeitos benéficos na evolução ou desenvolvimento de capacidades antes inexistentes, perdidas ou reduzidas. A prática regular desta terapia visa promover a sensação de bem-estar; estimular a comunicação e as relações socias; desenvolver o controle emocional e a memória; aumentar a capacidade de atenção, de concentração e de sequência de ações; desenvolver a coordenação motora fina; aumentar a autoestima; desenvolver a modulação tónica e o aumento da força muscular; estimular a sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa e desenvolver a coordenação de movimentos entre o tronco, membros e visão.

A Terapia em Meio Aquático, é uma atividade terapêutica que permite ao cliente reduzir a carga provocada pelo peso do seu corpo sobre as articulações e ossos ao mesmo tempo que se mantém a resistência, permitindo o crescimento muscular, sem provocar lesões em outros locais do corpo; diminuir problemas de postura e transmitir uma sensação de bem-estar, melhorando a imagem corporal do cliente e a sua autoestima. Paralelamente, a água aquecida irá permitir o relaxamento muscular e o alívio da dor.

Atividades de Interação com o Meio

As atividades de interação com o meio têm por objetivo desenvolver as competências pessoais, sociais e relacionais do cliente, estimulando a sua capacitação cognitiva e a sua socialização, mediante a realização e o envolvimento em experiências diversificadas na comunidade.

A utilização dos serviços da comunidade, visa promover as competências de relacionamento interpessoal, autodeterminação, autonomia, bem-estar, cidadania, participação social, bem como permitir, em contexto real, o treino de competências adquiridas em contexto CACI, através da utilização dos serviços da comunidade, na qual estão inseridos, a título de exemplo: Biblioteca Municipal de Celorico de Basto Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa; supermercados e hipermercados (locais); CTT correios (Celorico de Basto); cafés; bares; entre outros tipos de serviços.

O CACI promove, junto da comunidade, na qual está inserido um conjunto de ações e atividades, com o objetivo primordial de promover nos clientes uma atitude de participação ativa no processo do seu próprio desenvolvimento quer social quer cultural. Para o desenvolvimento e implementação das mesmas é elaborado e revisto anualmente um Plano de Atividades Socioculturais, através do envolvimento de todos os intervenientes (Colaboradores Diretos e Indiretos), com vista a melhorar a qualidade dos serviços e adequá-los às necessidades e expectativas de todos os intervenientes. Torna-se necessário salientar que, a participação das mesmas é de carácter facultativo, respeitando as crenças e valores culturais do cliente.

Atividades Socialmente Úteis

O exercício das atividades socialmente úteis, visam o treino de competências sociais e profissionais em contexto real de trabalho. Estas atividades são desenvolvidas na Associação de Solidariedade Social de Basto (ASSB) ou em entidade externa à mesma. Pretende-se com este grupo de clientes promover a sua autonomia, desenvolver a sua personalidade, criatividade, solidariedade e cidadania ativa e participativa, sentido de responsabilidade e capacidade de escolha e decisão (autodeterminação). Paralelamente, promove-se rotinas laborais básicas e hábitos de trabalho diários, realizando atividades socialmente úteis e prestando serviços à comunidade.
Algumas atividades no âmbito das atividades socialmente úteis são: Criar/vender, anualmente, um artigo em pontos de venda à comunidade; dinamizar o Projeto de Leitura “Acrescenta um Ponto ao meu Conto”; Produzir/vender alimentos hortícolas à comunidade e exercer funções como Auxiliar de Cozinha e Assistente Operacional no Centro Escolar de Celorico de Basto (entidade externa à ASSB).

Atividades de Qualificação para a Inclusão Social e Profissional

As atividades de qualificação para a inclusão social e profissional visam o desenvolvimento das competências pessoais, profissionais e de participação social do cliente, com vista à sua autonomia e vida independente, designadamente, mediante o cumprimento de um Plano Individual de Transição (PIT), para programas de inclusão socioprofissional ou para medidas de reabilitação profissional que possibilitem o exercício de uma cidadania plena, em igualdade de oportunidades, com os demais cidadãos. As citadas atividades são aplicáveis, preferencialmente, à saída do percurso escolar e pressupõe a procura de respostas alternativas à integração ou permanência em CACI.